Claro é a marca comercial da América Móvil no Brasil. É uma concessionária de telefonia móvel (herdeira da infraestrutura das seguintes operadoras: BCP, TESS, ATL, Telet, Americel e BSE), telefonia fixa (herdeira da infraestrutura da Embratel), banda larga(herdeira da infraestrutura da NET) e TV por assinatura (herdeira da infraestrutura de Embratel e NET, tanto na versão satélite quanto à cabo de fibra óptica). Possui 59 milhões de clientes na tecnologia móvel e mais de 30 milhões de clientes nos serviços residenciais, reunindo 86 milhões de assinantes. A partir de 2019 a NET (conhecida por serviços como a banda larga de fibra) concluiu seu processo de fusão, tornando-se Claro, na razão social e no nome fantasia.
No Brasil a Claro é uma das maiores operadoras do país com mais de 67 milhões de clientes devido a sua fusão com a operadora NET e Embratel. As outras operadoras são a Vivo, TIM e Oi.
A operadora está presente atualmente em mais de 3.560 municípios com as tecnologias GSM, 3G e 4G. Líder na oferta de conteúdos e serviços inovadores, a Claro possui acordos de roaming em mais de 160 países para serviços de voz e em mais de 140 para tráfego de dados, nos cinco continentes.
A Claro também foi a primeira a fechar acordo para trazer o iPhone 3G da Apple Inc. para o Brasil. Além disso, foi a primeira operadora a comercializar no Brasil o Motorola DEXT, LG Watch Phone (celular em forma de relógio), além do Dell Mini 3 (primeiro Smartphone da Dell) e as tecnologias 3G e 4G.
Na área de responsabilidade corporativa, a operadora mantém o Instituto Claro, que tem como objetivo estruturar seu investimento social privado e estimular o uso de novas tecnologias na educação. A Claro adapta e moderniza os canais já existentes. Bons exemplos disso são o atendimento em Libras para surdos e por mensagem.